O amor verdadeiro de Madre Teresa ou como escrever um bestseller




No firme e forte, ou melhor, sonhado propósito de virar um escritor de bestseller, andei pesquisando como um louco, como um morcego de guincho sem eco a bater no escuro das cavernas, procurando a fórmula, a receita ou o segredo.

Ler Mais >>

Silvio Tendler na luta pela vida

O reconhecido cineasta documentarista Silvio Tendler caracterizou-se por sua ousadia e espírito de resistência nas mais difíceis circunstâncias. É realizador de obras impactantes como “Jango”, “Anos JK”, “Utopia e Barbárie”, “Marighela”, “O Veneno está na mesa”, “Glauber, o filme – Labirinto do Brasil”, “Milton Santos: por uma outra globalização”.
Por Luiz Carlos Antero*

Hoje enfrentando um delicado tratamento de saúde e convivendo com um autêntico coquetel de enfermidades, empreende uma acirrada luta pela vida sem suspender suas atividades. Em março, às vésperas de mais um registro anual do golpe militar de 1964, apareceu num vídeo no qual convocava amplamente para uma manifestação diante do Clube Militar, no Rio de Janeiro, contra as tradicionais comemorações castrenses.

Agora aparece novamente num novo vídeo que dá conta da sua batalha pessoal para recuperar a saúde, agravada pela intensa atividade pelo Brasil, por último com uma frenética jornada de viagens e conferências sobre o filme “O veneno está na mesa”, um documentário sobre o uso de agrotóxicos na agricultura brasileira.

(Esta obra e outras de sua autoria constarão da “Mostra Canudos”, com a qual será homenageado de 13 a 18 de maio pelo FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, em Fortaleza, em mais uma das justas homenagens que recebe Brasil adentro e mundo afora).

Neste vídeo, em circulação no You Tube, Silvio Tendler dialoga com amigos cineastas sobre episódios históricos do cinema brasileiro, emoções marcantes sobre a Jornada da Bahia e relata suas realizações nas difíceis circunstâncias de hoje.



*Luiz Carlos Antero é sociólogo, jornalista, escritor, membro da Equipe de Pautas Especiais do Portal Vermelho, assessor parlamentar no Senado Federal, filiado ao Partido Comunista do Brasil em 1969.